BIOGRAFIA


(Esta página foi modifica pela última vez às 17h24, 30 de novembro de 2011.)

O NASCIMENTO DE UMA SUPER STAR

1986 – 2004

Lady GaGa ( Stefani Joanne Angelina Germanotta ) nasceu no dia 28 de março de 1986 em Yonkers –  Nova Iorque, nos Estados Unidos.

   Descendente de uma família italiana. Seu pai, Joseph Germanotta, é um empresário  do mundo digital e sua mãe, Cynthia Germanotta, trabalha como  assistente de telecomunicações. Ela é a filha mais velha do casal.

Quando Gaga tinha onze anos, estava prestes a entrar na Julliard    School,  mas acabou indo para o colégio católico Convent of Sacred  Heart, um  colégio só para meninas no Upper East Side.

Gaga afirma que tem boas lembranças da época escolar. Stefani parecia ter  dupla personalidade: era uma nerd confessa, boa aluna, membro atuante do  grupo de   teatro. Estava sempre participando de algum musical ou banda.  Não se achava popular. Por outro lado, tinha muitos amigos, por que sabia  como se divertir e animar uma festa. A revista Elle americana, relembrou um  episodio marcante: o dia em que uma professora pediu que trocasse de  camisa. Ela e uma amiga estavam usando o mesmo uniforme, mas só Stefani    foi advertida – por que tinha mais busto que a colega.

E ela se recusava a andar corcunda para esconder o corpo – uma lição sobre autoconfiança (e o poder da sexualidade) que ela jamais esqueceria.

Outro ponto que a diferia das amigas: o cabelo castanho. A Sacred Heart estava repleta de loiras (naturais ou não). Entre elas, Paris Nicky Hilton. Gaga diz que não a conheceu naquela época. E, embora a socialite apareça em tabloides tanto quanto ela, a cantora se recusa a gastar suas entrevistas falando da vida alheia. Nem a de Paris, nem a de ninguém .

 

Era comum Stefani sair da escola e passar a tarde no Metropolitan Museum of Art ou no Guggenheim. Ambos ficavam a cerca de cinco quadras de sua escola, ao leste do Central Park. No lado oeste ficavam a casa de sua família e os museus ligados à área cientifica, que ela também gostava de visitar. “Pude aproveitar o melhor de ambos os mundos” diz.

Gaga aprendeu a tocar piano aos quatro anos de idade, e compôs sua primeira balada, Dollar Bills, aos treze anos e começou a fazer shows aos quatorze, na mesma época em que começou a ter aula com o professor Don Lawrence. Como era menor de idade, às vezes a propria mãe a acompanhava, ajudando a convencer o gerente da casa a abrir espaço para alguém tão jovem.

“Ela dizia ao gerente, ‘Escute, eu sei que ela é jovem demais para estar aqui, e eu estou velha demais para ficar aqui, mas ela é incrivelmente talentosa e é uma cantora, compositora e ela pode se inscrever na sua lista?’ e nós apenas esperavamos sentadas para que chamassem meu nome.” - Lady Gaga

Depois da fama, Gaga fez questão de relembrar esse exemplo materno – não apenas de apoio mas também de trabalho duro. Havia dias em que Cynthia emendava o turno de “empresária musical” depois de ter passado 12 horas em seu emprego regular. Isso explica por que atualmente Gaga se diz uma workaholic capaz de ficar dias sem dormir ou comer motivada apenas por uma de suas ideias.

2004 – 2005


Aos 17 anos, ela foi uma das 20 pessoas a  conseguir ingressar antecipadamente à University Tisch School of the Arts, em Nova Iorque, para estudar musica, ela aprimorou suas composições, compondo ensaios analíticos e documentos centrados em temas como arte, religião e sócio-política. Mas assim como ocorreu na Julliard, Stefani não se sentiu em casa.

2005 – 2006: O Começo da Carreira


Em 3 de fevereiro, Stefani ganhou o terceiro lugar na final com um medley de duas composições originais: Eletric Kiss e Captivated no piano.

Depois de um ano de faculdade, a jovem trancou a matricula, alegando que ja tinha a formação “téorica” em artes que havia adquirido em anos e anos de visitas aos museus e galerias. Ela resolveu sair da casa de seus pais para seguir uma carreira na música. Eles lhe deram um ano para ela assinar com uma gravadora ou ela teria que voltar para a universidade. Ela foi morar no Lower East Side de Nova Iorque, sem qualquer apoio financeiro de seus pais.

“Deixei minha família inteira, comprei o apartamento mais barato que pude encontrar.”

Sem a mãe por perto, Stefani começava a se libertar ainda mais. Ou, de certa forma, a ‘morrer’ e ‘renascer’ infinitas vezes – um tema recorrente em seus videoclipes.

Uma das primeiras “transformações” foi quando, ao tentar se apresentar diante de uma plateia que incluia um bando de universitário arruaceiros, Stefani decidiu cala-los simplesmente tirando a roupa. Ficou só de calcinha e sutiã e começou a toca suas composições no piano. Todo mundo parou para prestar atenção.

“Foi quando tomei a decisão do tipo de artistaque queria ser. Mais do que apenas sexo, foi um momento de arte perfomática”, explicou em entrevista ao The Independent.
Ela logo começou a se apresentar em inferninhos undergrounds. Stefani Germanotta já não existia mais: ela era agora Lady Gaga, codinome criado pelo então namorado, o produtor musical Rob Fusari, o mesmo que a ajudou a escrever Disco Heaven, Dirt Ice Cream e Beatiful, Dirty, Rich. A inspiração veio da canção Radio Gaga, single de 1984 do grupo Queen. Fusari achava que a persona artística era parecida com a de Freddy Mercury – exagerada, confiante, sexualizada. O produtor tentou mandar um torpedo para a cantora, mas o corretor automático mudou “Radio” para “Lady” – e o resto é historia.

Durante o dia, a diva virava garçonete, mas não perdia a pose. “Eu usava saltos e adorava contar historias aos clientes. Se era um casal num encontro, eu tentava dar um ar mais romântico”, contou a Elle. “Não deixava de ser um tipo de performance.”

À noite, ela mergulhava em seu “período branco” (expressão para falar sobre experimentações com drogas). Gaga afirma que isso durou mais ou menos 5 anos. Há relatos de que a família interveio, preocupada com a saúde da garota. Mas ela insiste que coube apenas a ela a decisão de largar o vicio. O motivo? Ela percebeu que, intoxicada, seria mais difícil chegar aonde queria.

A HORA DA ESTRELA

2006-2007: Desenvolvimento Artístico

Gaga afirma que mesmo antes de receber seu primeiro contrato com uma gravadora, já havia feito mais de 600 shows – vários deles fora de Nova York. Eram apresentações pequenas, claro, mas a fama estava se espalhando. Aos poucos sua pagina no MySpace (na época o melhor site de relacionamento para artistas independentes) ia juntando fãs. E Fusari imprimiu uma rotina rígida a potencial estrela: a garota até abandonou os palcos, por um curto período de 2006, para compor e cristalizar de vez seu estilo musical. Quando, enfim, retornou em agosto, já se apresentando exclusivamente sob o nome de Lady Gaga.


Quando Gaga estava com 19 anos, graças aos contatos de Fusari, ela conseguiu um brevíssimo encontro com Joshua SaRubin, um dos vices presidentes da gravadora Def Jam (uma produtora norte-americana de hip hop, R&B). Foi o que bastou para que o engravatado oferecesse um contrato na hora para Gaga. As coisas pareciam estar se alinhando, mas ainda não era a sua hora: o disco previsto para ser lançado em 2007, simplesmente nunca se concretizou. A cantora chegou a passar horas e horas esperando Rubin, do lado de fora do seu escritório, sem nunca ser atendida. Três meses depois, ela estava no olho da rua novamente. Hoje, claro, Rubin se arrepende, dizendo que a ordem para demiti-la veio “de cima”. “Ela era boa demais. As pessoas não entediam. Foi doloroso, por que eu sabia que ela seria meu próximo grande sucesso”, afirma.

2007-2008: A Arte da Performance


Após a Def Jam cortar o contrato de Gaga, Laurent Besencon do New Heights  Entertainment, acreditava na artista, mas identificou que ela precisava de um som diferente. Gaga queria saber se ela deveria abandonar completamente a música, mas Fusari encorajou-a descansar um pouco e passar tempo com sua família. Depois de um mês desanimador poucos, a sua gestão mútua trouxe Lady Gaga e RedOne  juntos. Depois de hesitar preliminar de RedOne, Besencon fortemente encorajou  a colaboração. Ela, então, decidiram continuar a fazer música como ela realmente acreditou que é seu destino e decidiu trabalhar mais.
Durante 2007, Lower East Side Rock DJ, go-go dancers e Lady Starlight, colaboraram com Lady GaGa e foi quem ajudou nas criações de seus looks para shows. A dupla começou fazendo shows no centro da cidade em clubes como Mercury Lounge, The Bitter End e Rockwood Music Hall, chamados “Lady Gaga and The Starlight Revue.” Faturando o The Ultimate Pop Burlesque Rockshow com uma performance em homenagem aos anos 70. Em agosto de 2007, Lady Gaga e Lady Starlight foram convidadas a tocarem no festival de musica Lollapalooza onde chocaram todos com suas performances selvagens. Mas o show foi aclamado pela critica e recebeu vários elogios.

RedOne calibrou ainda melhor a vibe eletrônica de Gaga e apresentou a canção Boys, Boys, Boys ao rapper Akon, que logo a chamou para compor para artistas da gravadora Universal, como os grupos Pussycat Dolls, Britney Spears, New Kids on the Block e Fergie.

Foi Red One quem recepcionou Gaga quando em janeiro de 2008, ela deixou sua querida Nova York para trás e foi para Los Angeles, onde ficou internada em um estúdio bolando seu primeiro álbum. O presidente da gravadora Interscope/StreamlineJimmy Iovine, já havia assinalado interesse em lançar o disco. Ele ainda estava sob o efeito hipnótico da performance de Gaga e Starlight. Gaga chegou a gravação cuspindo fogo: reza a lenda que foram nos primeiros minutos dessa sessão que a musa escreveu uma musica sobre beber e dançar até se esquecer dos problemas. Era Just Dance, a canção que enfim apresentaria Lady Gaga ao mundo. E o mundo a Lady Gaga.

Lady Gaga – The Fame Era

Em Janeiro, Lady Gaga fez uma festa com seus amigos do Lower East Side, em Nova York, e foi para Los Angeles, ainda de ressaca Gaga escreveu Just Dance em 10 minutos, e então escreveu junto com RedOnePoker Face e Love Game.
Inicialmente voltada ao Pop, Gaga encontrou seu êxtase musical quando misturou as melodias do glam-rock de David Bowie e do Queen em suas musicas. “Queen e Bowie foram uma chave pra mim… Eu não sabia o que fazer até que encontrei os dois.” Gaga diz: “Quando eu tocava nos rock clubs de Nova Iorque, muitas gravadoras acharam que eu era muito teatral. E ai, quando eu fiz testes para peças, eles diziam que eu era muito pop.
Em 2008, Gaga se mudou para Los Angeles, perto da gravadora, para finalizar seu álbum de estréia, The Fame. “The Fame é sobre como qualquer um pode se sentir famoso”, explica Gaga. “Cultura pop é arte! Odiá-la não te faz ‘cool’. Por isso eu a abracei, e você ouve isso no The Fame. Mas é uma fama compartilhável, quero convidar a todos para participarem da festa. Eu quero que as pessoas se sintam parte desse estilo de vida.” Para esse álbum, Gaga disse que “se casou” com vários estilos musicais.

Lady Gaga também começou a trabalhar com algumas pessoas, as quais se tornaram o Haus Of Gaga, que são as pessoas que colaboram com as vestimentas, organização do palco e sons.

Nesse mundo são jogados em você muitos estilistas e produtores, mas esse é o meu próprio time criativo formado na fabrica do Warhol. Todos tem menos de 26 anos e fazemos tudo juntos” A maioria dos comentários de críticos sobre o The Fame foram positivas, de acordo com o Music Review Aggregation of Metacritic. Os comentários positivos foram de 71 entre 100.

O primeiro single do álbum, Just Dance, foi lançando dia 8 de abril de 2008 e alcançou o numero um nas paradas musicas de sete países. Um desses países foi os EUA que começaram a tocar a musica nas rádios em outubro, e alcançou o numero um nas paradas em 2009 tornando Gaga a artista numero um nos EUA. O segundo single, Poker Face, dia 29 de setembro de 2008 e alcançou o numero um nas paradas em cerca de vinte países. Poker Face tornou-se a segunda musica de Gaga a estar no numero um da Billboard Hot 100 em abril de 2009.
 

The Fame disparou como o numero um na Áustria, Reino Unido, Canadá e Irlanda e é o quarto mais vendido na Austrália. Depois, Haus Of Gaga se virou mais para o mercado americano saindo em turnê com o reformulado New Kids On The Block. Gaga começou essa pequena turnê dia 8 de outubro de 2008 em LA e continuou até o final de novembro. Ela apareceu com uma participação especial na musica do New Kids On The Block, Big Girl Now, do álbum The Block. Em outubro de 2008, Gaga lançou nos EUA o seu álbum, The Fame que estreou com grande estilo, já na posição 17º da Billboard 200, na primeira semana vendendo 24 mil unidades. Pelo mundo todo, vendeu mais de 4 milhões de copias.

Dia 5 de dezembro de 2008, Gaga entrou para a lista da BBC Sound 2009 como a melhor artista revelada no ano. Gaga confirmou a abertura dos shows das Pussycat Dolls na passagem da tune Doll Domination pela Europa e Oceania de janeiro até Maio de 2009.

A turnê começou em Aberdeen, Escócia dia 18 de janeiro e terminou em Perth, Austrália dia 30 de maio. Just Dance de Gaga recebeu a nomeação de Melhor Musica Dance mas perdeu para Harder Better Faster Stronger do Daft Punk. Dia 18 de fevereiro de 2009, junto com Brandon Flowers da banda de rock The Killers, foram ao palco do Brit Awards 2009 para cantar com os Pet Shop Boys uma medley de todos os seus sucessos. Gaga e Flowers participaram da ultima musica, West End Girl de 1985. Dia 20 de fevereiro, o jornal Huliq anunciou que Gaga doou ingressos e um encontro para qualquer um de seus shows da turnê The Fame Ball Tour no Canadá ou EUA para arrecadar dinheiro para a Odyssey Charter School e para a escola primaria de Los Angeles que sofreram cortes de gastos. O leilão começou dia 17 de fevereiro de 2009 no e-bay e foi descrito como uma chance única de conhecer Lady GaGa enquanto dá o que crianças precisam. O leilão, gerenciado por Giving Engine Auction Management foi fechado em 26 de fevereiro de 2009.

A primeira turnê norte americana de Gaga, a The Fame Ball Tour, começou em março de 2009 e foi aceita pela critica. Antemão, Gaga prometeu a seus fãs que eles veriam bastantes efeitos em sua turnê. Gaga declarou: “Eu considero o que eu faço mais um conceito de Andy Warhol: performance pop, arte, multimídia, fashion, tecnologia, filmagens. E tudo isso junto, and it’s going to be traveling museum show

Gaga apareceu semi nua na capa da revista Rolling Stone na edição de maio de 2009 para o anual Hot List usando apenas bolas de plástico. Ela se apresentou em junho no MuchMusic Video Awards e ganhou o premio de Melhor Video Internacional com Poker Face. Em junho também, ela fez uma apresentação no Glastonbury Festival, onde supostamente ela teria se apresentado bêbada, até por que ela não se apresentou no outro dia. O que foi desmentido por que ela estaria passando mal no dia.

Lady Gaga foi nomeada para um total de nove prêmios no 2009 MTV Video Music Awards, incluindo Vídeo do Ano, Melhor Artista Revelação, Melhor Vídeo Feminino e Melhor Vídeo Pop com “Poker Face”, Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Efeitos Especiais, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte com “Paparazzi”, Poker Face” conseguiu ganhar o prêmio de Melhor Artista Revelação, enquanto “Paparazzi” ganhou dois prêmios , Melhor Direção de Arte e Melhor Efeitos Especiais.

Na noite do VMA, Lady Gaga sem dúvidas foi a artista que mais se destacou, apareceu com looks diferentes e ainda apresentou a canção Paparazzi com muito sangue.

Em 15 de setembro de 2009, Gaga anunciou as datas de uma turnê norte-americana em parceria com Kanye West, intitulada “Fama Kills Starring Kanye West e Lady Gaga”. Mas infelizmente após umas semanas a turnê foi canceladas sem mais explicações.

Lady Gaga – The Fame Monster Era


Lady GaGa então começou a trabalhar em seu próximo álbum qual já havia revelado seu suposto nome “The Fame Monster”: “Este é um segundo álbum, não é relançamento do primeiro”, dizia Lady GaGa.

Em 5 de novembro, aconteceu o European Music Awards 2009 onde Lady GaGa concorria como Artista Revelação, Melhor Artista ao Vivo e Melhor canção, com “Poker Face”, mas a artista conseguiu somente o prêmio de “Artista Revelação”, apesar de não ter comparecido ao evento, Lady GaGa gravou uma mensagem de agradecimento e desculpas a seus fãs.

Neste mesmo dia, aconteceria a premiere oficial de lançamento, do primeiro projeto em parceria com a cantora Beyoncé. Seu próximo single “Video Phone” teria a participação especial de Lady GaGa. Mas o vídeo enfim só foi lançado semanas depois.

Cada vez mais próximo do lançamento de seu novo CD, mais um projeto com a cantora Beyoncé foi revelado, a faixa de número 7 do “The Fame Monster”, entitulada Telephone, teria também a participação de Beyoncé em alguns de seus versos.

Em Outubro, Gaga recebeu o prêmio Rising Star da Revista Billboard, mais tarde apareceu no Saturday Night Live em uma cena cômica ao lado de Madonna e apresentando parte de seu novo single “Bad Romance”. Gaga também participou da Human Rights Campaign “National Dinner” em 10 de outubro de 2009, antes de aparecer na Macha Nacional da Igualdade em Washington DC.

Então, ela fez um cover da canção ‘Imagine’, de John Lennon, alterando algumas partes da letra para fazer referência ao assassinato do estudante homossexual Matthew Shepad em 1998, fato que tornou-se um grito de guerra para o movimento gay. “Eu não estou indo cantar uma de minhas canções esta noite, porque hoje a noite não é minha”, disse Gaga antes de tocar e cantar “It’s about you” no piano.

No mês de Novembro tivemos também o lançamento do clipe de Bad Romance, carro-chefe do album The Fame Monster.

Quase simultaneamente à divulgação de Bad Romance, Gaga apresentou outra faixa ao vivo, “Speechless” que foi executada no “Royal Variety” no dia 11 de dezembro, onde ela teve a oportunidade de conhecer a rainha Elizabeth II.

Em 7 de Janeiro, Gaga foi nomeada Diretora de Criação de uma linha de produtos Polaroid no Consumer Electronics Show, onde comentou que ela iria juntar moda, tecnologia e fotografia.

Por problemas de saúde, no dia 14 de Janeiro de 2010 , Lady Gaga teve que cancelar shows da Monster Ball Tour em West Lafayette, Indiana.

E em uma entrevista com Barbara Walters ela acabou com os boatos que ela era hermafrodita afirmando: “No começo era estranho todos falando sobre isso, mas é apenas um boato, apenas eu adoro androginia

Ainda em Janeiro, Gaga ganhou em três categorias do Grammy Awards e na mesma noite fez uma performance incrível ao lado do mito Elton John, performance que teve repercução no mundo inteiro, mostrando mais uma vez que Gaga é uma grande cantora.

O segundo single do The Fame Monster foi “Telephone” um dueto com Beyoncé que ficou em número #1 na Billboard, na lista de canções Pop e no dia 11 de Março teve sua estréia mundial, o que tornou Gaga a primeira artista a consegui a marca de Bilhões de visualizações no canal de vídeos do Youtube.

Durante a segunda semana de março, Gaga teve uma semana de folga para trabalhar em algumas músicas novas antes de retomar a turnê. Na última semana de maio, Gaga afirmou que ela havia feito um teste de lúpus, a mesma doença da qual sua tia, Joanne Germanotta, morreu e o resultado foi negativo. Ela, no entanto, disse que sente que seu batimento cardíaco está irregular devido a fadiga de realizar tantas coisas, mas continuou a adicionar datas à sua 2ª turnê The Monster Ball Tour.

Em 20 de agosto de 2010 em torno de 01:00 horário do Pacífico, Gaga se tornou a pessoa mais seguidos na rede social Twitter e continua até hoje a ser a pessoa mais seguida com quase 17 milhões de seguidores


Fonte: Gaga News